segunda-feira, 7 de abril de 2014

Vamos pensar sobre a nossa prática étnico-racial em sala de aula?



Após a leitura do texto dado na última aula, tentem responder a seguinte questão:


 O que é educação etnico-racial? Como o estudo da educação etnico racial pode auxiliar na inclusão das camadas empobrecidas em nosso país?

Para responder esta pergunta aperte no "postar comentário".
Se você não tem email google pode usar o do grupo(email: ensinohistoriacultura@gmail.com) e a senha (castelo2014)
Não deixe de colocar a sua identificação para que eu possa lançar a atividade do aluno como concluída.

Abraço e espero vocês no sábado 12 de abril às 09h.
Arthur

26 comentários:

  1. Educação étnico- racial no meu olhar como docente é dar a oportunidade a todos através da educação de conhecer a história de forma real e sem misticismos ou mentiras disfarçadas sobre o passado escravista do nosso país.
    Para um país que teve séculos de escravidão e uma pós escravidão bastante conturbado, nos resta o desafio de pegar este tema e traze-lo a sala de aula para uma debate franco e livre e pré- conceitos antes a todos nós ensinados.
    Podemos através do conhecimento dissipar muitas posturas de racismos ainda encontradas nos dias de hoje, e trazer a inclusão de classes menos favorecidas através da discussão da sua própria história .

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente quero expressar aqui a satisfação pelo brilhante vídeo exibido na primeira aula do professor historiador Leandro Karnal..Percebi que foi uma verdadira aula de História e cidadania realizada através de uma palestra séria,mas com um jeito lúdico de ensinar o lado meio que disfarçado do brasileiro em lidar com as pressões do cotidiano que nem sempre é de modo pacífico.Adorei o vídeo!

    ResponderExcluir
  3. A educação étnico-racial deveria ter uma expansão primeiramente no currículo escolar.Acredito também que uma melhor expansão das diferentes culturas nesse nosso país tão miscigenado deveria partir de uam reforma nos livros didáticos e na formação do próprio docente,porque ambos podem ficar restritos a esteriótpos que foem um pouco da realidade brasileira.Oensino dessa disciplina poderia auxiliar as camadas mais empobrecidas e sua inclusão,quando houvesse um esforço por parte da população em respeitar o outro e despir-se de ideias pré--concebidas.Não penso que o ser humano deve-se ser estudado ou incluso só por causa da melanina existente em seu corpo,e sim pelas suas ideias e maneira de contribuir para uma sociedade mais igualitária.

    ResponderExcluir
  4. É a produção de conhecimentos, posturas, atitudes e valores que visa promover a convivência harmônica entre as diversas raças que compõem a sociedade brasileira educando os cidadãos acerca da pluralidade étnico- racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam , a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira. Através da ampliação da possibilidade para que mais pessoas tenham direito a um acesso e educação de qualidade por meio da eliminação de práticas discriminatórias de qualquer aspecto e pela busca da equidade social, abrindo caminhos para que as camadas mais empobrecidas da população tenham direito a educação de qualidade com infraestrutura e equipamentos adequados e atualizados e professores capacitados nos domínios do conteúdos e comprometidos com a educação dos negros e não negros sendo capazes de corrigir posturas, atitudes em quaisquer palavras que suscitem atos de desrespeito e discriminação.

    ResponderExcluir
  5. No meu ponto de vista , educação étnico-racial seria um conjunto de ações que viessem a diminuir as marcas deixadas pela desigualdade social e discriminação que tanto nos assolou , e até mesmo hoje em dia nos assolam, a mesma deveria ocupar mais espaço no currículo escolar.E o que poderíamos fazer para contribuir na superação esta visão vergonhosa histórica que vivemos ?Como futura docente, acredito que professores devem fazer parte da mudança e compreender a visão clara que existe sim, uma violação de direitos e claro, promover novas ações, projetos que venham implementar as diversidades culturais existentes. A educação étnico-racial pode vir a ajudar a amenizar as sequelas históricas deixadas durante o transcorrer de toda uma história de desigualdades, preconceitos e muita discriminação e poderiam fazer com que a sociedade viesse tratar este assunto de forma diferente , com um olhar diferente.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. É a educação que tem por objetivo desenvolver nos cidadãos conhecimentos sobre a história e cultura dos africanos e indígenas, deixando ideias pré-concebidas para trás. É a visão multidisciplinar dessas etnias - que contribuíram e fazem parte da nossa sociedade - de forma que sejam igualmente reconhecidas na nossa história, assim como a etnia europeia o é.
    A partir do conhecimento e divulgação do mesmo, poderá se construir uma relação positiva entre as diferentes culturas que compõem o nosso país. E essa valorização não é só para as etnias negras e indígenas, é para que todos os cidadãos possam desfazer seus olhares e ações preconceituosas para com o outro, tentando acabar com o etnocentrismo que permeia nossa história e cultura, e que infelizmente acaba criando “desfavorecimentos” de todos os tipos a essas etnias que ainda sofrem discriminação.
    A partir de uma concepção que nossa sociedade é positivamente pluralista e multicultural, a construção de um país mais democrático passa a acontecer. Dessa forma, oportunidades de trabalho e estudo, direitos e deveres de cidadãos não sofrerão o filtro do preconceito. Todos terão oportunidades de participar ativa e positivamente da sociedade, com respeito às suas particularidades, sejam culturais ou étnicas. Vozes que sempre ficaram caladas e que não podiam falar por si mesmas serão ouvidas, negociando políticas e objetivos que beneficiem a si e a todos, e não somente a camadas da sociedade.

    Waldinea Marinho

    ResponderExcluir
  8. Analisando as propostas da educação, entendo que se trata de uma prática que visa promover através de reflexões e construções de conhecimento,a igualdade étnico-racial no cotidiano escolar e nas relações na sociedade. Fazendo uma desconstrução de conceitos discriminatórios e explorando a historicidade de todas as raças e a valorizando, promovendo a consciência cidadã e de respeito.
    É trabalhar e analisar a maneira como a história vem sido concebida em relação às etnias e raças, sabendo-se das relações entre as pessoas e as oportunidades que tinham ou não, principalmente quando se diz respeito ao período da escravidão, reparando de modo reflexivo e participativo, os erros ao longo da história, marcada de preconceitos e desigualdades, possibilitando ao educando entender e refletir sobre o seu papel como sujeito histórico e analisar o que acontecera de verdade ao longo dos séculos, propiciando então uma maior inserção social de todas as classes, principalmente as empobrecidas.

    ResponderExcluir
  9. Como foi abordado raça é a humana, e os humanos estão divididos em etnias, e é dessa forma que devemos apreender sobre os povos, respeitando suas individualidades e sua cultura, o que é particular de cada etnia. Esta forma de se estudar os povos vai ajudar e muito ao aluno a ter uma visão mais realista e respeitosa das outras culturas, e vai ajudar a entender a formação da nossa cultura, uma vez que ela tem muitas influências de outras culturas, principalmente a africana.

    ResponderExcluir
  10. Ao meu entendimento, a educação étnica- racial é o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, estudando as etnias, suas religiões, culturas e as regiões que esses grupos étnicos viveram respectivamente. O estudo da educação étnico- racial auxilia através de atitudes, questionamentos, valores e conhecimento que os professores possam transpassar para os alunos, assim, promovendo uma igualdade de etnias no âmbito escolar. Com essa postura pode ser realizada a multidisciplinaridade tornando mais fácil digamos assim a inclusão, aonde se os alunos tiverem uma compreensão da história desses grupos étnicos e isso estando em seu cotidiano, não haverá espaço para as práticas discriminatórias bem como as de desigualdades econômicas que atingem as camadas empobrecidas.

    (Marilia Bernardo)

    ResponderExcluir
  11. É o estudo que visa a divulgação das distintas culturas afro-brasileiras. Dessa forma, espera-se que o conhecimento sobre essa diversidade cultural possa servir para desconstruir valores equivocados, e que por vezes causam a depreciação dessas raças. Uma das maiores características brasileiras é a desigualdade e isso ocorre muitas vezes pelo preconceito. O conhecimento sobre a constituição da raça brasileira pode auxiliar nesse sentido, visto que, as camadas empobrecidas geralmente são constituídas por negros, isso por si só, já demonstra o preconceito e a necessidade desse estudo. Aos negros foram negados privilégios que contribuíram para a essa triste realidade.

    ResponderExcluir
  12. Educação étnico racial seria um conjunto de conhecimentos relacionados à compreensão do nexo existente entre o indivíduo, sua etnia, sociedade e a interação destas.

    ResponderExcluir
  13. A cerca da segunda pergunta, somente a educação étnico racial é muito difícil mudar a realidade, dado que o processo de exclusão brasileiro é "orquestrado", há inúmeras manipulações contábeis no governo, por exemplo, os beneficiários do bolsa família e do seguro desemprego são computados como empregados, logo, isso influencia em nossa condição de "pleno emprego". Outra, enquanto o governo investe 331 bilhões em saúde, educação, defesa, cidades e transportes, paga entre rolagem e amortização da dívida interna mais de 650 bilhões comprometendo gravemente a parte social, enfim é de fundamental importância fazer uma reengenharia educacional incluindo NOÇÕES de economia para que tenhamos uma população com um mínimo de conhecimento que possa interpretar o Brasil de forma real sem se influenciar por jornais tendenciosos que ao invés de informar, apenas mistificam e escondem a informação.

    ResponderExcluir
  14. Nyck aqui profº o//

    Educação étnico-racial é uma educação inclusora, que para além de combater de forma consciente e didática o preconceito racial, combate também o preconceito cultural, ideológico, religioso, social, econômico e político. É ensinar a valorização da diversidade da cultura brasileira, afro-brasileira e indígena. Visando sempre a incorporação de um pensamento livre de pré-conceitos e valores excludentes, culminando numa forma de conhecimento abrangente, inclusivo, com uma profundidade muito maior.
    É basicamente a educação voltada para o respeito e compreensão das diferenças e diversidade das várias etnias que ajudaram a formar o povo brasileiro, e a partir daí, as etnias que formam as centenas de civilizações do mundo.

    ResponderExcluir
  15. Seria o modo de orientação através da educação, de ensinar sobre as diferenças raças, e com esse ensinamento propagar o respeito aos grupos raciais existentes. Sinceramente, ainda não acredito que somente essa educação étnico-racial poderá mudar o conceito de inclusão das camadas menos favorecidas, acredito que essa educação, pode orientar e fazer com que as pessoas repensem seus conceitos de sociedade, tendo em vista que este estudo étnico, nos mostra que as classes empobrecias, sofrem muitas das vezes por serem compostas pelos negros e pessoas de baixa renda. Creio que a educação étnica-racial, pode não ser o caminho mais rápido, porém aos poucos pode se mostrar bastante eficaz na sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. A educação etno-racial é uma inclusão não só da camada empobrecida, mas qualquer grupo racial. Com o DCN que realizará metas para promover a educação e cidadão atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil. Com dois elementos é possível alcançar umas dessas metas, onde trabalhando à cultura afro-brasileira, buscará um ser que conviver com valores de cidadão étnico-racial. O ensino de História tem como objetivo de reconhecer e valorizar à identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, que garanta o reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias e asiáticas. os sistema de ensino tomarão providência para garantir o direito dos alunos afrodescendentes para frequentar um ensino de qualidade. O governo realiza uma política de inclusão, mas não fiscaliza para implantar está política, há muita coisa para ser realizar nesse país sobre inclusão social de diversas discriminação, porém com um ensino e ensinamento podemos realizar qualquer tipo de inclusão etno-racial.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. É dar ao educando o conhecimento de suas origens, os fatos que envolveram sua cultura e os elementos característicos de sua etnia. Estudar a etnia racial é respeitar sua história, é colocar os sujeitos envolvidos em igualdade de condições na sociedade, é valorizá-los produzindo e divulgando seus conhecimentos objetivando implementar, produzir e divulgar conhecimentos, atitudes, devendo-se colocar em pé de igualdade todos os educandos, valorizando as diferenças etnico-raciais com uma atitude anti-racista evidenciando a história e a cultura africana e afro-brasileira.

    Carmen Lilia Rodrigues Kacelnik

    ResponderExcluir
  20. Educação étnico-racial é toda forma de ensino que mostra as contribuições das diversas matrizes presentes numa sociedade, e que valoriza essas contribuições, para o o indivíduo se entender culturalmente ,socialmente e através disso compreender também seu papel na sociedade que vive, sua história compreender também melhor a sociedade em que ele vive, respeitando as diferenças e convivendo com elas, promovendo um convívio positivo dessas diferenças.
    A educação étnico-racial ajuda a incluir as camadas empobrecidas, porque promove esse convívio e mostra que é possível uma tolerância entre s diferenças sociais, econômicas, para assim diminuir as desigualdades sociais, e promover uma aproximação de um diálogo positivo entre as camadas sociais diferentes, ou entre culturas,religião e pensamentos diferentes.

    Renata de S. Almeida

    ResponderExcluir
  21. A educação étnico-racial é a junção da cultura Africana com a cultura Brasileira. É a contribuição dessa cultura para a formação da nossa cultura, são todos os valores que a nós foram agregados. Mostrar aos nossos alunos os valores que a cultura Africana promoveu a nossa cultura, consegue dimensionar a importância de cada fator que ela interferiu na nossa cultura, comida, dança, religiosidade entre outras. Sem sobra de dúvidas poder mostrar o tamanho da importância desse povo para a gente é poder afirmar que somos todos iguais independente de raça, cor ou etnia. é desvelar que não é a cor da pele que mostra quem uma pessoa é, e sim, as suas ações quanto cidadão. Com isso os nosso alunos perceberão que a raça não tem que ser um fator de diferenciação.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. A Educação Étnico-Racial consiste em formar e informar o educando e os profissionais na área da educação sobre a pluralidade étnica e cultural que constrói a nossa sociedade, para haver uma análise crítica positiva diante desse engendramento, e assim fomentar a concepção do país de uma multi expressividade, de uma variada produção de conhecimentos, saberes, artes, comportamentos.
    Diante desta proposta educacional, empreende se como objetivo um corpo-nação que se compreende, que aceita suas partes nas suas distinções, particulares, mas as quais formam um organismo como todo, gerando uma nação democrática, popular, no sentido de todos.
    Estudos e abordagens sobre a Educação Étnico Racial são de uma imprescindível contribuição para o diálogo das Relações Étnico- Raciais, pois deve haver a interação destas, o reconhecimento do outro e entender a nossa formação diante destas trocas histórico-espaciais. Por conseguinte, analisa se que assim fica plausível as instituições e profissionais da educação que revejam os currículos, os métodos e práticas de ensino, os quais venham compreender de forma real essa pluralidade, onde todas as camadas se reconheçam na história, na sociedade, nas produções e que venham descortinar os estereótipos, que haja a valorização dos distintos saberes, linguagens e comportamentos, levando principalmente as camadas empobrecidas do nosso país o respaldo, o ESPAÇO de se fazer, demonstrar sua leitura de mundo, pois há o preconceito de impregnar UMA cultura para estas camadas, sendo que estas já pensam e repensam sobre sua história, legado e espaço. Com isso, fica tangível que essa Educação promove a possibilidade do reconhecimento do outro, e que esse outro é presente em nossa formação, e que essa formação é processual, é contínua e a interação e o respeito são necessários. Desta maneira, percebe se que há como incluir as camadas mais empobrecidas, evidenciando no modo mais pleno da inclusão, na compreensão das trocas e não da substituição pela crença do melhor, ou superior, plausível são as diferentes e as distintas leituras do mundo, do espaço.

    ResponderExcluir
  25. A Educação Étnico Racial consiste em diferentes metodologias utilizadas para o combate de preconceitos em quaisquer âmbitos sejam eles advindos da raça ou mesmo da cultura, consiste também na compreensão da diversidade de etnias do povo brasileiro , promovendo o respeito mediante a todas elas.

    Jose Vitor

    ResponderExcluir
  26. A educação etnico-racial sugere uma igualdade entre etnias que convivem juntos em um determinado ambiente, promovendo assim um respeito mútuo entre todas as que as compõe.
    Tal estudo pode nos servir de base para o respeito mútuo não só de diferentes etnias, mas também para as diferentes práticas e valores que as diferentes camadas sociais carregam consigo.

    Jonathan Carvalho

    ResponderExcluir